Alma de Papel: a criação de um curta-metragem como devir do imaginário no contexto do Laboratório de Animação das Oficinas Curro Velho
Cinema. Animação.Curro Velho. Imaginário.
Nesta pesquisa, apresento um estudo sobre o Cinema de Animação, a partir de conceitos proporcionados por autores cujasanálises aproximam-se da esfera simbólica da história do cinema. Partindo do princípio do professor, escritor e pesquisador de multimídia brasileiro Arlindo Ribeiro Machado Neto (1949-) de que o cinema materializa um movimento milenar de “representação do imaginário”, e ainda como o pensamento de Edgar Morin em descortinar a realidade semi-imaginária do homem, dialoga com a face “noturna” do filósofo francês Gaston Bachelard(1884-1962), ou seja, sua “metafísica da imaginação poética” e sua sistemática de investigação da gênese da imagem poética a partir dos arquétipos dos 4 (quatro) elementos da natureza (ar, água, terra e ar), ao qual acrescento mais um (elemento éter). Para conduzir o presente trabalho, admito, como objetivo precípuo, demonstrar a ligação entre o modus operandi da criação de um filme, ou seja, os procedimentos metodológicos utilizados em sua feitura, e a sua faceta consequente do contexto histórico-social vivenciado e experienciado por seu(s) criador(es), contexto esse em plena influência amalgamada ao devir do imaginário destes. Assim sendo, por necessidade de me ater aos objetivos, acautelo-me, no decurso da pesquisa, em evitar o aporte teórico no sentido do rompimento com as abordagens estritamente históricas, sobretudo com as que privilegiam a decomposição e síntese de movimento e a invenção de dispositivos técnicos, tais como do cinematógrafo, criado pelos irmãos franceses August M.L.N. Lumière (1862-1954) e Louis J. Lumière (1864-1948), e as que reduzem o cinema de animação a conteúdo de manuais técnicos de como fazer Cinema de Animação. Enquanto resultado em andamento de um produto artístico-científico, empenho-me em criar um filme curta-metragem de animação, intitulado Alma de papel, no contexto do Laboratório de Animação das Oficinas Curro Velho da Fundação Cultural do Pará, procurando compreender as etapas processuais da referida criação acorde os preceitos, mais acima citados, do contexto histórico-cultural, do devir criativo e do modus operandi inerentes ao momento, ao lugar, às singularidades inerentes ao meu imaginário e idiossincrasias expressivas, além dos meios materiais disponíveis.