DIÁRIO DE IMPROVISAÇÃO: Estratégias de conexão entre corpos para uma poética em dança.
Criação em dança. Dança contemporânea. Improvisação. Estratégias coreográficas.
A presente pesquisa, realizada com integrantes do Grupo de Pesquisa Coreoepistemologias, da Universidade Federal do Pará (UFPA), encontra-se em fase de experimentação e tem o seguinte objetivo: investigar recursos de preparação para a construção de um espetáculo de improvisação em dança contemporânea, a partir dos estudos da dança contemporânea de SIQUEIRA (2006) e SILVA (2005). O conceito de improvisação aqui apresentado pauta-se em MARTINS (2003) e como conceito também pertinente destaca-se MUNIZ (2015). A metodologia aplicada lança mão de laboratórios cênicos que utilizam a improvisação em dança não apenas como um recurso criativo, mas como resultado cênico, sendo o espetáculo criado no instante da sua execução. Os sujeitos da pesquisa possuem um diário de bordo para anotações, rabiscos, desenhos, entre outras formas de expressão que julguem necessárias para o registro de suas impressões. Os diários são, então, referenciais diretos da pesquisa, que possui uma abordagem qualitativa (GIL, 1999) e tem como resultado um experimento artístico no qual, a partir das conexões entre os corpos dançantes participantes, o processo de criação é simultâneo ao processo de contemplação.