Mulheres em mim: trajetória dançada do corpo metafenômeno
Mulheres. Criação. Laboratório. Corpo-psique. Espaço.
Essa escritura constitui um fragmento do memorial alusivo à investigação teórico-prática do processo criativo denominado de “Mulheres em mim”, localizado na linha de pesquisa 1- poéticas e processo de atuação em artes. O estudo nasce no âmbito da dança e busca compreender como o meu corpo, entendido enquanto organismo pulsante da pesquisadora, pode ser modificado em seu estado psicossomático durante a efetuação de artifícios metodológicos úteis a vivências laboratoriais de criação, sendo denominado para esta pesquisa de corpo metafenômeno, conforme significado aplicado ao termo por José Gil. O material disposto no memorial de qualificação, que assente em ocorrências insurgidas até a presente etapa da investigação artístico-científica, abrange conteúdos que se referem sobretudo à transcursão do trabalho artístico em desenvolvimento para esta pesquisa, abordando temas procedentes dos sujeitos pesquisados em sua inferência na composição de rotas poéticas, dos procedimentos metodológicos aplicados e, operacionalmente, da relação do corpo com o espaço e da preparação corporal. Para tanto, convoco autores como a linguista brasileira Cecília Salles, o filósofo português José Gil, o ator e teórico brasileiro Renato Ferracini e o diretor polonês Jerzy Grotowski a me subsidiarem em tais alocuções. A exploração pretende indicar, ao invés de adotar, criar ou fixar impositivamente paradigmas voltados a modos de consecução de um processo criativo em dança, ponderações sobre o assunto, partindo da noção de integração corpóreo psíquica do bailarino e de alteração do estado do corpo e da consciência no momento dos laboratórios criativos, considerando o lugar de onde a pesquisadora fala, qual seja o de intérprete-criadora e coreógrafa.