MUSICALIZANDO A DANÇA: Propostas de educação músico-corporal direcionadas aos processos de criação e atuação em dança
Educação músico-corporal, fatores de movimento, parâmetros do som.
A música é muito presente e essencial para o fazer em dança e está presente de diversas formas durante os processos de criação. Por isso, busco nesta pesquisa-ação propor metodologias de educação músico-corporal alinhadas às necessidades dos processos de criação e atuação em dança. Proposta esta que está em experimento no “Laboratório de Educação Músico-Corporal”, intitulado por mim, com o intuito de responder às seguintes questões: quais aspectos da música são fundamentais para desenvolver a dança? (ensino-aprendizagem/processos de criação/atuação); e como o conhecimento musical atua na formação do artista-criador em dança? Consiste em estabelecer uma relação prática entre os fatores de movimento, termo definido por Rudolf Laban (dança) e os parâmetros do som, com definições de vários autores da música. Está sendo desenvolvida para contribuir com as formas de conceber os processos criativos em dança, a partir da apropriação da música, que surge à luz das pedagogias da educação musical. Trata-se de uma educação que denomino de músico-corporal, onde nesta criam-se laços de cooperativismo entre duas artes: dança e música. Com este, proponho que os diálogos entre estas sejam experimentados de forma que uma seja capaz de traduzir a outra, de maneira que se faça compreender que além destas há também outras possibilidades de traçar essa relação.