Notícias

Banca de DEFESA: BRISA CAROLINE GONCALVES NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRISA CAROLINE GONCALVES NUNES
DATA: 15/06/2016
HORA: 10:00
LOCAL: PPGArtes
TÍTULO:

Da ilustração de livro infantil ao imaginário cultural amazônico: um mergulho no livro "A história das crianças que plantaram um rio.


PALAVRAS-CHAVES:

Ilustração, imagem, cultura, imaginário


PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fundamentos e Crítica das Artes
ESPECIALIDADE: História da Arte
RESUMO:

Essa pesquisa se lança no universo da imagem do livro infantil, buscando os diálogos desses tipos de imagens com a cultura, tendo como objetivo geral, analisar a maneira com que os elementos do imaginário amazônico dialogam com as ilustrações do livro infantil paraense "A história das crianças que plantaram um rio" (2013). A pesquisa se desenvolve em três capítulos: o primeiro reúne páginas da história da ilustração, o percurso com que as imagens têm se manifestado no suporte que é o livro em geral, até o surgimento do livro exclusivamente infantil. Percorre as origens das ilustrações, o contexto europeu, a ilustração brasileira e alcança algumas considerações sobre a ilustração infantil no Pará. O segundo capítulo trata das nunaces teóricas da pesquisa, apresenta as bases epistemológicas dos Estudo Visuais sob a introdução de Domènech, fornecedor de uma compreensão complexa das imagens. Através do conceito de "ecologia", conhecemos os trânsitos de sentidos entre as conexões históricas e culturais que compõem a visualidade que é própria à imagem. Assim, a pesquisa versa sobre a "ecologia da ilustração", em três dimensões: a técnica, a dimensão enquanto parte de um suporte – o livro – e a dimensão cultural. Atribuímos o conceito de "mimese" aristotélica às ilustrações, devido à predominância representativa de sua estrutura, e encontramos em "Guerbauer e Wulf, os gestos miméticos como fenômenos inscritos no território simbólico, relacionados a formas coletivas de circulação de cultura, por onde aportamos no campo do imaginário, sob a ótica de Gilbert Durand. O terceiro capítulo se dedicará à análise do livro "A história das crianças que plantaram um rio" (2013), em que observaremos os aspectos concernentes ao livro: as relações entre texto, imagem e suporte, seguidas de observações exclusivamente imagéitcas, centrados em personagens e cenários, além das ressonâncias simbólicas, buscando significações referentes à cultura amazônica e com as constelações imagéticas ancestrais das representações. A metodologia consieste em uma abordagem qualitativa para os dados levantados, em uma pesquisa de tipo exploratória-descritiva, através dos procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, desdobrada em um estudo de caso.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Presidente - 327911 - JOSE AFONSO MEDEIROS SOUZA
Externo à Instituição - PAULO JORGE MARTINS NUNES
Notícia cadastrada em: 09/06/2016 12:24
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2