Da ilustração de livro infantil ao imaginário cultural amazônico: um mergulho no livro "A história das crianças que plantaram um rio.
Ilustração, imagem, cultura, imaginário
Essa pesquisa se lança no universo da imagem do livro infantil, buscando os diálogos desses tipos de imagens com a cultura, tendo como objetivo geral, analisar a maneira com que os elementos do imaginário amazônico dialogam com as ilustrações do livro infantil paraense "A história das crianças que plantaram um rio" (2013). A pesquisa se desenvolve em três capítulos: o primeiro reúne páginas da história da ilustração, o percurso com que as imagens têm se manifestado no suporte que é o livro em geral, até o surgimento do livro exclusivamente infantil. Percorre as origens das ilustrações, o contexto europeu, a ilustração brasileira e alcança algumas considerações sobre a ilustração infantil no Pará. O segundo capítulo trata das nunaces teóricas da pesquisa, apresenta as bases epistemológicas dos Estudo Visuais sob a introdução de Domènech, fornecedor de uma compreensão complexa das imagens. Através do conceito de "ecologia", conhecemos os trânsitos de sentidos entre as conexões históricas e culturais que compõem a visualidade que é própria à imagem. Assim, a pesquisa versa sobre a "ecologia da ilustração", em três dimensões: a técnica, a dimensão enquanto parte de um suporte – o livro – e a dimensão cultural. Atribuímos o conceito de "mimese" aristotélica às ilustrações, devido à predominância representativa de sua estrutura, e encontramos em "Guerbauer e Wulf, os gestos miméticos como fenômenos inscritos no território simbólico, relacionados a formas coletivas de circulação de cultura, por onde aportamos no campo do imaginário, sob a ótica de Gilbert Durand. O terceiro capítulo se dedicará à análise do livro "A história das crianças que plantaram um rio" (2013), em que observaremos os aspectos concernentes ao livro: as relações entre texto, imagem e suporte, seguidas de observações exclusivamente imagéitcas, centrados em personagens e cenários, além das ressonâncias simbólicas, buscando significações referentes à cultura amazônica e com as constelações imagéticas ancestrais das representações. A metodologia consieste em uma abordagem qualitativa para os dados levantados, em uma pesquisa de tipo exploratória-descritiva, através dos procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, desdobrada em um estudo de caso.