Pele de Terra, minha morada: Memorial da criação do ritual cênico-erótico em diálogo com a obra Magma de Olga Savary
Pele de Terra, minha morada; ritual cênico-erótico; diário da encenadora; diário de cena
Este memorial mostra o processo criativo do ritual cênico-erótico Pele de Terra: minha morada construído em diálogo com a obra Magma de Olga Savary. Baseado na imagem como operador metodológico (RANGEL:2009), esta pesquisa consta do referido ritual cênico-erótico a ser apresentado em espaços públicos da cidade de Belém; um ensaio em que compreendo com signos do erótico (BATAILLE:2013), do sagrado (MAÇANEIRO:2011) e do mito (CAMPBELL:1990) na figura das Uroboros, a imagem que serpenteia a escrita, o meu percurso de criação; o diário da encenadora, que contém uma cartografia (PASSOS;KASTRUP;ESCÓSSIA:2009) de imagens em forma de poesia, desenhos, pinturas e colagens, dispositivos utilizados para conceber a encenação (ROUBINE:1998); e o diário de cena, um relato respeitando a estrutura literária do diário em que narro o dia a dia dos ensaios e apresento o roteiro do ritual. Neste trabalho mostro como o ato criador se desdobra em novas obras, numa circularidade similar a das Uroboros, como num ritual erótico.