Práticas Educativas em Artes Visuais e as Questões Ambientais na Escola Bosque
Artes Visuais; ensino/aprendizagem; questões ambientais; prática de ensino; EJAI da Escola Bosque.
A tese tem como temática o ensino/aprendizagem da Arte e as questões ambientais e seu objeto são as práticas educativas em Artes Visuais e o eixo ambiental. O objetivo geral é analisar como o(a)s estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJAI da Escola Bosque revelam, em seus processos de criação artística, a temática do meio ambiente e seus desdobramentos para responder à seguinte questão norteadora: Como os estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Escola Bosque revelam, em seus processos de criação artística, a temática centrada nas questões ambientais nas aulas de Arte/Artes Visuais? Uma vez que essa tese resulta de uma pesquisa-ação que propõem experiências e questões para os(as) estudantes se manifestarem. As práticas educativas em Arte visam à interlocução com as questões ambientais, pois vivemos o início da década de 20 do século XXI, em virtude de que há, atualmente, uma preocupação mundial com as mudanças climáticas, com o desmatamento da Amazônia, com a expressiva quantidade de resíduos sólidos produzidos nos centros urbanos e com a poluição dos oceanos com o micro plástico. Para alcançar o objetivo desta pesquisa, propomos caminhos por meio da pedagogia freireana e a transversalidade das questões ambientais, com ênfase para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A metodologia de cunho qualitativo descritivo e utilizou-se de multimetodologias, a exemplo disso temos a (auto) biografia construída em diálogo com Giles Deleuze e Félix Guattari (1995), que permitiu sobrevoar e mergulhar nas pistas que vão constituindo a narrativa da tese, bem como a Pesquisa-ação de Michel Thiollent. Os instrumentos aplicados foram o diário de bordo, blog os questionários do Google Forms, plano de ensino e plano de aula com experiências artísticas/estéticas e culturais disponibilizados na internet, documentos oficiais, como o Estatuto e o Projeto Político Pedagógico da Funbosque, bem como os documentos oficiais do Ministério da Educação e da Secretaria Municipal de Educação de Belém. Como registro e parte da ação do processo de ensino/aprendizagem em Arte/Artes Visuais foram produzidos: fotografias, pinturas, desenhos e vídeo, realizados tanto pelos(as) estudantes, quanto pela professora na sala de aula. Na análise desse material produzido durante as aulas do componente curricular Arte/Artes Visuais, como o(a)s estudantes da EJAI produzem suas imagens pelos dispositivos técnicos para expressar as marcas territoriais do ambiente em que vivem, as linhas de fuga às formas e formatos vigentes ou se apenas refletem os clichês visuais. As aulas foram ministradas no contexto da pandemia de Covid-19 em 2021, sendo necessário rever as formas de ensinar/aprender Arte diante dos desafios impostos pelo cenário pandêmico e a necessidade de resistir a tais desafios, visando superar os problemas didáticos-pedagógicos, socioeconômicos e culturais.