UM ENSINAR ARTES VISUAIS NOS CAMPOS DE CACHOEIRA DO ARARI
Artes Visuais; Ensino da Arte; Metodologia; Amazônia; Ilha do Marajó
A pesquisa apresenta perspectivas sobre o Ensino de Artes Visuais no contexto da Amazônia a partir da experiência como Professor de Arte,da Secretaria de Estado de Educação do Pará, no município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó. Para isso, o processo foi relacionado com o pensamento de Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, Violeta Loureiro Refkalefsky, Elliot Eisner, Rita L. Irwin, bell hooks, Ailton Krenak e de artistas como Dalcídio Jurandir, Gilberto Gil, Cildo Meireles e Armando Queiroz, aliando procedimentos qualitativos de pesquisa em educação e de pesquisa em arte. Considerando por fim que, para superar fatores históricos que moldaram o contexto social da Amazônia, comprometendo o ensino e a aprendizagem de artes visuais na Educação Básica pública da região, é necessário adotar abordagens metodológicas que se articulem com a cultura amazônida e a vida dos estudantes.