PRÁTICAS E SABERES MUSICAIS INDÍGENAS: Aspectos da transmissão musical dos Tupinambá no Brasil colonial
Música indígena. Educação indígena. Tupinambá
Estudo documental e bibliográfico com abordagem etnomusicológica, onde busquei compreender, a partir de relatos históricos, aspectos da transmissão musical da sociedade Tupinambá no Brasil colonial. Estudos sobre tal sociedade evidenciam que os diversos saberes culturais eram mantidos e transmitidos mediante práticas costumes e rituais que ocorriam no seio da sociedade. Estas práticas eram então, além de celebrações, o momento onde um conjunto de saberes era transmitido às gerações mais novas pelas mais velhas, sendo um locus de circulação e apropriação de saberes: as gerações mais velhas educavam as mais novas para seguirem com o modelo social. A transmissão de saberes ocorria também no cotidiano da sociedade. Em ambos os casos a apropriação dos saberes tradicionais não implicava na inexistência de processos de criação e recriação destes mesmos saberes. A suposição é que os saberes musicais eram transmitidos da mesma maneira: na prática cultural e cotidiana. A metodologia constou de análises dos relatos históricos interpretados à luz de pressupostos da Etnomusicologia, Educação e Etnologia, e uma ampla contextualização dos diversos contextos da sociedade em questão, sobre tudo os musicais. O recorte temporal focaliza os séculos XVI e XVIII, período no qual as principais fontes foram produzias. Como contribuição geral, pretende-se aprofundar os conhecimentos sobre os Tupinambá, em especial sobre aspectos musicais, bem como contribuir com a Etnomusicologia das sociedades indígenas das terras baixas da América do Sul.