A CONQUISTA DA FLORESTA: Um processo poético-fílmico sobre a imagem da Amazônia
Amazônia, Filme experimental; Filme-ensaio, found footage, teoria sobre
imagem.
Este memorial apresenta o processo criativo da videoarte A Conquista da Floresta realizado a
partir de fragmentos de documentários produzidos na região amazônica, como No paíz das
Amazonas (1922) de Silvino Santos, e Luz Verde, (1984) Águas de Março (1984) e Tucuruí
1984 (1984) de Jean Romain Lesage. A Conquista da Floresta propõe enquanto estrutura
narrativa um retorno ficcional a essa região - tão cara ao artista/aos amazônidas e, ao mesmo
tempo, tão incógnita, guiado por excertos do relatório de uma missão espacial 2.000 anos à
nossa frente. Para a criação desse filme, estabeleço um diálogo com o campo do Filme
experimental/Videoarte, além de ter como procedimentos dos gêneros do Filme-ensaio e do
Found Footage, especialmente os trabalhos do cineasta Carlos Adriano. Utilizo como aporte
teórico, sobre a imagem e montagem, o trabalho de Didi-Huberman (2017). O processo de
criação da obra foi nutrido teoricamente, ainda, por alguns estudiosos críticos sobre a história
de discursos coloniais e não coloniais sobre a Amazônia em diferentes campos do
conhecimento, como Neide Gondim, Alfredo Wagner e Renan Freitas Pinto. O resultado é um
processo poético audiovisual que busca compreender sensivelmente sobre o processo histórico
e social regional, bem como refletir sobre as imagens remanescentes da Amazônia.