Yasmim.Videoclipes Que Reinvidicam O Direito a Olhar: Sentidos Decoloniais da América Latina em “This is Not America”, “Tierra” e “Reza Forte”.
Videoclipe. América Latina. Contravisualidade. Decolonialidade.
Esta dissertação aborda os videoclipes latino-americanos, investigando narrativas contrárias às hegemônicas, com base na Contravisualidade, conceito de Nicholas Mirzoeff. Sendo assim, serão analisados os videoclipes “Reza Forte” (Baiana System), “This Is Not America” (Residente) e “Tierra” (Bomba Estéreo). O objetivo é compreender como essas obras constroem sentidos não hegemônicos sobre a cultura latino-americana, destacando audiovisualidades que reivindicam o direito a olhar desses povos. Dessa forma, a pesquisa contextualiza a linguagem do videoclipe na
América Latina, identifica vertentes distintas que são produzidas neste território, mostra o que são imagens feitas a partir do olhar dos colonizadores e também aborda como mudar esse olhar. Para isso, serão utilizados teóricos decoloniais como Aníbal Quijano, Walter Mignolo, autores da Cultura Visual como Ulpiano Meneses e John Berger, do estudo do som como Michel Chion e da Semiótica da Cultura com Yuri Lotman.