DRAMATURGIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO: Criação de material didático de introdução à escrita de textos teatrais em Ambiente MOOC
Palavras-chave: Dramaturgia. Ensino. Tecnologias Digitais. MOOC.
ROCHA, Danilo José. DRAMATURGIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO: Criação de material didático de introdução à escrita de textos teatrais em Ambiente MOOC. 2024. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação emArtes, UFPA, Belém.
Ao compreendermos a Linguagem como produto social e histórico - veículo das representações ideológicas em que a materialização das formações ideológicas se dá pelo discurso (FIORIN, 1990), o presente estudo propõe a investigação da Dramaturgia, parte essencial da completude do fenômeno do teatro dramático (MAGALDI, 1994), com o objetivo central de desenvolver produto educacional didático para um Curso Online Aberto e Massivo (MOOC, abreviação do termo em língua inglesa Massive Open Online Course) voltado à introdução de escrita de Dramaturgias Teatrais. Baseada em interseções possíveis entre o ensino de arte em contexto de tecnologias digitais, a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) propõe contribuir com perspectivas artísticas/educacionais ligadas ao uso de ferramentas tecnológicas no aspecto da escrita teatral, não pautado apenas na produção da cena. Os procedimentos metodológicos, referenciados pelos estudos de Design Instrucional de Tractenberg (2020) e Filatro (2008), consistem na criação de material com elementos-chave e estratégias de ensino na introdução à escrita de dramaturgia teatral em ambiente de aprendizagem aberto a fim de promover acesso ao supracitado conhecimento a fim de democratizar também a produção.