EXPERIMENTO ONLINE E FENÔMENO ARTÍSTICO: Uma análise do r/place
r/place; experimento online; fenômeno artístico; artificação.
Esta pesquisa busca identificar e analisar o experimento onliner/place, em suas duas primeiras iterações, ocorridas em 2017 e 2022 respectivamente. A partir de uma metodologia bibliográfica qualitativa pautada nos conceitos de artificação de Ellen Dissanayake (2014, 2018), estética relacional de Nicolas Bourriaud (2002) e desmaterialização da arte de Walter Zanini (2018) são construídos argumentos para entender o r/place além de um experimento social online, mas igualmente como fenômeno artístico. Tal entendimento fundamenta a construção de uma epistemologia que também permite estudar e discutir outras produções e fenômenos online em relação com a arte. Para tanto, o r/place é investigado levando em conta referências do campo de arte e tecnologia, tais como Maria Amélia Bulhões (2022), Christiane Paul (2016) e Stephen Wilson (2002), a fim de embasar os diálogos entre produções online feitas por não-artistas, mas que podem ser compreendidas como fenômenos artísticos.