MÁSCARA BÚFALA:
Cartografia cênica de um corpo saudade
Varisteiros; Máscara Búfala; Cartografia da saudade; Dramaturgia Pessoal do Ator.
O memorial intitulado Máscara Búfala: cartografia cênica de um corpo saudade apresenta um corpo que é feito de saudades que
surge ao se deparar com a ausência e o vazio sentido na casa que moro, onde minha mãe, Sônia Risoneide Viana e Silva, em memória,
foi acometida pela Covid-19 e em 14 de abril de 2021. Como artificio para criação cênica me coloco como ator-criador-pesquisador e
investigo o uso da máscara na cena, que é a carcaça de uma cabeça de búfalo, assim exploro meu corpo e as possibilidades de criação.
Escolho falar no campo do teatro, criando cenas em que rememoro momentos vividos com essa mulher. Para esta pesquisa opto por usar
a varistagem, prática do meu grupo de teatro que estou explorando nesta dissertação e dramaturgia pessoa do ator de Wlad Lima (2008),
com estes princípios crio possibilidades de discussão políticas e sensíveis, apresentadas de forma poética. Como metodologia faço uso
da cartografia, sob o olhar de Virginia Kastrup (2009) utilizando pistas para a atenção do cartógrafo e Sueli Rolnik (2016) em Cartografia
Sentimental. Com a finalidade de responder como posso discutir cenicamente as saudades, o vazio, o silêncio, a ausência, morte e o
descaso no período pandêmico?