Representações dos/as docentes sobre as práticas educativas: As relações étnico-raciais no contexto do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPA
Artes Visuais. Formação Inicial. Práticas Educativas. Representações Docentes. Relações Étnico-Raciais. Curso de Licenciatura em Artes Visuais.
Esta tese surge do desejo de desvelar o campo dos/as docentes e as imagens das representações deles/as sobre suas práticas educativas e as relações étnico-raciais. Assim, objetivou analisar as representações dos/as docentes do curso de Licenciatura em Artes Visuais sobre suas práticas educativas centradas na temática das relações étnico-raciais no ensino/aprendizagem e suas implicações na formação inicial dos/as discentes. Buscou-se responder a seguinte questão central: Quais as representações dos/as docentes do curso de Licenciatura em Artes Visuais sobre suas práticas educativas centradas na temática das relações étnico-raciais no ensino/aprendizagem e suas implicações na formação dos/as discentes na Universidade Federal do Pará. É uma pesquisa com multimetodologias, foram utilizados: qualitativo descritivo; estudo bibliográfico; estado da arte, estudo de caso e pesquisa de campo. A análise de conteúdo com Bardin (2016) e a analogia e imbricação da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (2014; 2010) e os polos metodológicos de Chartier (1990). Foram abordados conceitos estruturantes para esta tese nas áreas de Artes e Educação, da Antropologia, bem como da Sociologia e Estudos Culturais. No Ensino de Arte, a base teórica com Barbosa (2002, 2014, 2010,). Para fundamentar as análises, os/as autores/as Ferraz e Fusari (2009); Pimenta (2009), Nóvoa (1997, 2016), Coelho (2009); Paulo Freire (2009), Magalhães (2019) e Veiga (2009); Gomes (2005), Guimarães (2004, 2008), Walsh (2005, 2009), Munanga (2004, 2002), Schwarcz (2008, 2012); Pimenta e Anastasiou (2014), Masetto (2003); Bourdieu (2009); Chartier (1990, 1991) entre outros foram essenciais. Os documentos oficiais do MEC; Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Artes Visuais (2007, 2019); os Planos de Ensino dos/as docentes e os questionários aplicados aos/as docentes e discentes do curso de Licenciatura de Artes Visuais/FAV, foram relevantes. Consideramos como resultados das análises e reflexões das categorias na metodologia triangulação das representações dos/as docentes elaborado nesta pesquisa, no que tange ao campo docente, a identidade profissional dos investigados se apresenta diversificada, com formação em outras áreas de conhecimento, mas 69 % buscaram fundamentos teóricos na formação continuada na área de Arte/Artes Visuais e na educação; há carência de pesquisas no campo das Artes, mais especificamente na Licenciatura em Artes Visuais, principalmente pesquisas com a temática concernente à formação em Artes Visuais e relações étnico-raciais; a abordagem das relações étnico-raciais ainda acontecem pontuais, em algumas disciplinas no currículo do curso; as representações da dimensão documentos, revelaram contradições, ou seja, equívoco na impressão projetada nas análises dos PPCs 2007 e 2019, no processo comparativo com os Planos de Ensino e o dito dos/as docentes sobre as práticas educativas e relações étnico-raciais; na dimensão formação, faltam, discussões sobre a legislação educacional, BNCC, “Novo Ensino Médio, Resolução 02/2019”; na dimensão prática educativa o currículo defendido no PPC de 2019 tem avanços, porém não caminha em conformidade com uma boa parte dos Planos de Ensino das Disciplinas. Com base nas contradições evidenciou-se a necessidade de ampliação de espaços de diálogos nas formações. É preciso rever os documentos e as práticas educativas dos/as docentes para se propor novos caminhos, outras estratégias, que a temática das relações étnico-raciais esteja de forma circunstanciada presente no currículo, nas narrativas pedagógicas/artísticas/estéticas/culturais dos/as docentes/discentes no curso de licenciatura em Artes Visuais.