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Banca de DEFESA: CLAUDIA DO SOCORRO GOMES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA DO SOCORRO GOMES DA SILVA
DATA: 11/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: ETDUFPA
TÍTULO:

Estado de bonequice: entre a menina que engole lágrimas pelos olhos e a mulher em fuga do hospital de bonecas.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: dramaturgia pessoal,violência contra a mulher, arte feminismo, teatro movente e estado de bonequice.


PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO:

O “projétil” da pesquisa é o encontro-confronto entre uma menina que engole lágrimas pelos olhos e uma mulher em fuga do hospital de bonecas, elas representam minha existência de vida-morte-ressureição. A tese é acompanhada por conceitos-chave: dramaturgia pessoal, violência contra mulher, arte feminismo, teatro movente e estado de bonequice. Os dois últimos são conceitos criados no processo. Os outros três são dialogados com algumas mulheres, como: Ana Flávia Mendes (2008), Anna Marieta (2018), Chimamanda Adichie (2017), Bell Hooks (2021, 2020a, 2020b, 2019), Louise Beaugeois (1998), Ingrid Gomes (2023), Márcia Kambemba (2020, Thalia Santos (2020), Tarsila Maquiavel (2023), Suzi Lacerda (2023), Wald Lima (2004) e outras. Recorro ao método cartográfico e acredito, assim como (Sandra Rey, 1996) que o “objeto” é um projétil, ou seja, é um alvo carregado de incertezas e movências. Por conseguinte, parto da escrivivência (Conceição Evaristo, 2015), mergulhada em esquizoescritura Deleuze e   Guatarri (2011), fractacionalizada e remendada com interstícios de lembranças da “realidade” Annie Ernaux (2007) - autoficção de Doubrovksy (1977) e Sequeira (2020). A tese é estruturada primeiramente em três sessões, divididas em dois ensaios, quais sejam: a menina que engole lágrimas pelos olhos e a mulher em fuga do hospital de bonecas. Os 2 ensaios possuem uma narradora: Charlotte Gomes Berbié, ma petite que virou carcaça-cadáver, antes de nascer, em terra estrangeira. A terceira sessão é uma constelação de aparições de 7 personagens baseadas nas “mortas” e nas “vivas” da minha ancestralidade e agregam-ajuntam também trabalhos de artistas que me carregam em mãos de nuvens cuidadosas. Acredito que a pesquisa, sobre ancestralidade e violência contra mulheres, possui densa dimensão artística-política (arte feminismo), além de cooperativa, dialógica e pedagógica Paulo Freire (1987, 1989).






MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1634591 - ANA FLAVIA DE MELLO MENDES
Interno - 2124568 - IVONE MARIA XAVIER DE AMORIM ALMEIDA
Interno - 5286460 - LARISSA LATIF PLACIDO SARE
Externo ao Programa - 2145505 - ADRIANA MARIA CRUZ DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1222504 - ANA KARINE JANSEN DE AMORIM
Notícia cadastrada em: 11/12/2023 10:58
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