ASPECTOS DE THANATOS REVELADOS NA CORPORIFICAÇÃO DO FILME “JULIANA CONTRA O JAMBEIRO DO DIABO PELO CORAÇÃO DE JOÃO BATISTA”
“Juliana Contra o Jambeiro do Diabo pelo Coração de João
Batista”; Mitos, Thanatos, Imaginário Amazônico
A dissertação versa sobre como o mito grego de Thanatos é revelado
através da configuração do imaginário amazônico contido no filme
paraense “Juliana Contra o Jambeiro do Diabo pelo Coração de João
Batista”, escrito e dirigido em 2012 pelo cineasta Roger Elarrat. O
presente trabalho tem como objetivo apresentar pontos de convergencia
entre o imaginário amazônico e o imaginario coletivo universal,
servindo o filme para exemplificar esses pontos de convergencia sob a
luz da mitoanálise. O texto é desencadeado pela hipótese de que, se os
antigos mitos gregos estavam continuamente presentes no cotidiano da
Grécia Antiga, a fim de trazer para perto os deuses do Olimpo como
estratégia do homem grego para aproximar-se da condição divina, será
que o homem amazônida estabeleceu uma aproximação semelhante com a
exuberancia da fauna e flora que o circunda, humanizando os poderes
conferidos à floresta, através de seus mitos e manifestações
folclóricas? Trata-se de um estudo de caso, onde “A Jornada do Herói”
(ou teoria do Monomito), desenvolvida pelo norte-americano Joseph
Campbell somada ao universo da Mitoanálise (ou Mitanálise) do francês
Gilbert Durand são utilizadas como o procedimento metodológico para
este trabalho. Ambas as teorias abrem espaço para a linguagem
lúdico-investigativa, que se aplica do inicio ao fim deste texto em
forma de conto fantástico, ilustrando a ideia dos pensadores de que
todos os mitos detém algo e/ou interferem uns nos outros através dos
tempos. A dissertação está dividida pelas sessões: A Jornada de
Katharinna (apresentação); A Hora Mágica (desenvolvimento da
mitoanálise), e O Retorno ao Lar (conclusão), além dos referenciais
teóricos.