Anatomia actancial e da adaptação patológica social: um encontro com as funções fisiológicas das costas.
Anatomia; arte cênica; treinamento; patologia.
Este trabalho de investigação artístico-científica pretende sugerir a criação de um treinamento corporal baseado no estudo anatômico de alguns teóricos da dança e do teatro do século XX , mormente no que tange as suas ferramentas didáticas voltadas ao desempenho dessa arte cênica, o qual permita aperfeiçoar o uso da força compreendida e circunsoante aos fatores resistência, flexibilidade e elasticidade, objetivando dirimir as patologias e lesões apresentadas no âmbito do sistema músculo–esquelético das costas da população estudo. O texto apresenta estudos comparativos de anatomia, feitos pela pesquisadora, ligados aos conceitos de anatomia actancial e da adaptação patológica social. Ademais, os temas encontrados e criados durante a investigação apontam para o fato de que as ferramentas de ensino, quando inerentes ao trato de peculiaridades anatômicas, vinculam-se aos sistemas psicofísicos e de energia originados, açambarcados e nutridos pelo organismo em treinamento. A partir destes sistemas, surgem prospectos alicerçados na anatomia do movimento, na patologia da coluna vertebral e pedagogia e didática da formação actancial no treinamento de teatro e de dança, em um contexto examinado acorde sua integralização orgânica psicofísica. Em seu maior escopo, aqui empenha-se, por meio da linguagem cênica, lidar como tratáveis as lesões na região das costas do corpo humano de um grupo selecionado de indivíduos.