ARTE-EDUCAÇÃO NO INTERIOR: A RELAÇÃO DA ARTE COM O CENÁRIO DA E.E.E.M. DR. INÁCIO KOURY GABRIEL NETO.
Palavras-chave: Interior. Arte-educação. Cultura. Castanhal. Território.
SETÚBAL, Mylena Monteiro. Arte-educação no interior: a relação da arte com o cenário da E.E.E.M. Dr. Inácio Koury Gabriel Neto. Qualificação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, UFPA, Belém.
Esse estudo objetiva analisar e demonstrar como a realidade de cidades do interior paraense acabam sendo negligenciadas na sua sistematização da arte, por acabar não ocorrendo investimentos para a população ter acesso a diversas formas de contato com a cultura, seja de formal formal, não-formal e informal. Para esta demosntração, se utiliza a realidade, história e formação de uma cidade do interior do nordeste paraense, Castanhal, ou como é conhecida, a “Cidade Modelo”, e um aparelho da educação formal, a escola pública de ensino médio Dr. Inácio Koury Gabriel Neto, e a importância da mesma para a localidade e a ocorrência da arte-educação neste espaço educacional. Para assim mostrar como uma relação fortificada entre o ensino formal (no caso a escola citada) com o cenário artístico e cultural da “cidade modelo” pode ser uma forma e saída de ampliar e valorizar o ensino/aprendizagem de arte e a produção de artes e cultural no interior nessas localidades que sofrem com o abandono de investimentos no segmento artístico.