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Banca de DEFESA: BRUNA SUELEN SILVA BARROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA SUELEN SILVA BARROS
DATA: 16/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: ppgartes
TÍTULO:

A Poética das Encruzilhadas de Arthur Leandro/Táta Kinamboji: Atos de fazer Güera


PALAVRAS-CHAVES:

Poética das Encruzilhadas; Güera; Arte/Política; Patrimônio cultural afroamazônico; Atos.

 

PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fundamentos e Crítica das Artes
ESPECIALIDADE: História da Arte
RESUMO:

Dentro da linha de pesquisa teorias e interfaces epistêmicas em artes, do Programa de Pós-Graduação em Arte da UFPA, proponho uma cartografia que percorre parte da experiência de Vida de Arthur Leandro/Tata Kinamboji. Este é um trabalho afirmativo, que traz Exu na frente para conduzir caminhos, com a intenção de uma produção de conhecimento na qual apresento uma proposição conceitual e metodológica que defende a poética deste homem como uma encruzilhada, abrindo frestas entre a arte, o ativismo político nas Tradições de Matriz Africana e o ensino das artes nas universidades em que lecionou. Defendo a ideia da luta pela memória contra o esquecimento sobre quem foi Arthur Leandro/Tata Kinamboji com sua encruzilhada poética, como politização da mesma para marcar um lugar de importância dessa pessoa para a Cultura e as Artes na cidade de Belém, e até nas Amazônias. Escuto os que conviveram com Arthur e que narram sua forma de fazer arte e política e produção de conhecimento, completamente relacionadas com o movimento da vida de quem compartilhou a existência com esse ser humano, e, assim, carrego em minha escrita suas vozes, pois acredito na profundidade dessas relações e em toda a potência poética que só podemos alcançar nos encontros. As metodologias e as fundamentações teóricas aqui se ancoram na ideia de tradição oral, validando as narrativas vividas como fontes de produção de conhecimento. Busco possibilidades abertas de escrita que intercruzem a experiência de vida de Arthur e sua Poética das Encruzilhadas, para dizer o conceito criado por ele de Arte-Güera, como atitude de resistência a tudo que apequena e condiciona a vida e a arte em opressões, por isso vou enumerar quatro destes atos no decorrer no texto. Ao mesmo tempo, evoco teóricos que já pensaram o genocídio do povo negro como um projeto, relacionando a questão do embranquecimento da cultura brasileira com as necessidades de enfrentamentos e superações dos apagamentos gerados por esta tentativa, tais como Abdias do Nascimento, Luiz Rufino, Luiz Simas, Zélia Amador de Deus, Muniz Sodré, entre outros em sua maioria, pessoas pretas, claro, para fortalecer uma forma antirracista de saber, no que diz respeito ao protagonismo da produção de conhecimento por quem vivencia as agruras desse projeto na pele. Conecto essa bibliografia ao meu percorrer, meu tráfego pelas práticas poéticas de Arthur Leandro, narradas não apenas por mim, não apenas com meu olhar, mas com todos que pude encontrar cruzando nossos caminhos. Proponho, além de minha escrita, dois mapas poéticos, um visual e um de relatos, para abarcar as outras vozes que se cruzam nesses caminhos, dentro do método cartográfico que essa pesquisa se propõe. Aqui há um recorte de uma vida e é epistemologia sim, pois é produção de saber, é poética e é política de valorização do patrimônio cultural afro-amazônico.

 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1692778 - ANA CLAUDIA DO AMARAL LEAO
Interno - 2124568 - IVONE MARIA XAVIER DE AMORIM ALMEIDA
Externo ao Programa - 2182165 - LUIZAN PINHEIRO DA COSTA
Externo ao Programa - 3168124 - MARILU MARCIA CAMPELO
Externo à Instituição - EDSON CARLOS DE BARROS
Notícia cadastrada em: 10/08/2023 15:51
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