Rastros. Riscos. Marcas – A trajetória de Henrique da Paz e o sorriso banguela da Vila de Icoaraci.
Memória Teatral. Identidade. Teatro de Grupo. Teatro Paraense.
O presente trabalho apresenta-se como um estudo da trajetória do ator e diretor Henrique da Paz no Distrito de Icoaraci – Belém/Pará, quando da fundação do Grupo Gruta de Teatro e a instauração de um teatro de grupo na chamada Vila Sorriso, abordando sua produção artística, atividade cultural e sua inserção no panorama do teatro paraense. A pesquisa objetivou entender os desafios do fazer teatral na periferia de Belém e a fundação do grupo de maior longevidade do Pará, (5/11/1969) - Em 2023 o grupo completa cinquenta e quatro anos de atuação na cena paraense. As produções de Henrique da Paz têm como referência principal as teorias do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, do Russo Constantin Stanislavski e do brasileiro Augusto Boal, no intuito de produzir um teatro popular e político. Utilizou-se como fonte de pesquisa, material do próprio artista, como: programas de teatro, anotações em cadernos pessoais, recortes de jornal, fotografias, críticas teatrais, vídeos, textos, roteiros e depoimentos dos parceiros de cena e dos fundadores do grupo.