Corpos Alterados:
gesto, performance e paixão
entre os torcedores do Paysandu
Performance. Futebol. Paysandu.
A presente Tese tem como tema central a performance do torcedor apaixonado do Paysandu No caminho que trilhei, trabalhei com a noção de “comportamento restaurado”, de Richard Schechner (2003); e com a ideia de “torcida como comunidade”, do antropólogo Roberto da Matta. Começo fazendo uma retrospectiva histórica do futebol, mostrando sua evolução, desde a Idade Antiga até os dias atuais, quando passa a ser regido por regras e caracterizado como esporte. Os dados históricos acerca da chegada do futebol em Belém do Pará foram coletados nas obras de Gaudêncio (2007) e Costa (2007). Aquino (2002) apresenta os primeiros indícios de uma prática semelhante ao que hoje se conhece como ‘futebol’; Zainaghi (1998) nos coloca em contato com os primórdios do futebol no Brasil; Leal (2000) nos fala sobre a prática do Tsuchu (século II), considerada a mais antiga forma de jogo na China; Grisard (2003) discorre sobre o manejo da bola nos jogos; Brustolin (2008) lança um olhar sobre o futebol como um dos fenômenos sociais e culturais mais importantes do século XX; Carioba (2017) reflete sobre o lado sombrio do futebol enquanto prática elitista no século XIX. O coração do trabalho – a descrição etnográfica das performances dos torcedores apaixonados do Paysandu – encontra-se no capítulo intitulado ‘Domingo de Payxão’. Nele, levanto hipóteses de como nasceu a “paixão” do “maior e melhor” time de futebol da Região Norte – o Paysandu.