Encruzilhadas Poéticas. Mulheridades. Performance. Teatro-Dança Negro.
Situado na interseção entre as Artes Cênicas e campos teóricos provenientes da Antropologia, a Tese Mukuiu, de base eminentemente interdisciplinar, parte de narrativas que consideram o encontro de minha própria trajetória – como artista, pesquisadora e educadora – com mestras, mestres, camaradas de militância e arte. Nela, descrevo a experiência de construção do espetáculo de teatro-dança negro Mukuiu, elaborado e apresentado entre 2018 e 2019 na cidade de Belém, estado do Pará. Em diálogo com os campos teórico-metodológicos da Antropologia da Dança, Antropologia da Performance e Antropologia Teatral, a pesquisa Mukuiu se inspirou prioritariamente na corporeidade das mulheres do universo da Capoeira Angola e do Candomblé Angola, mulheres de tradição angoleira, emprestando desses dois universos, seu núcleo cosmogônico. A pesquisa denuncia o racismo religioso presente na cidade, desestabilizando-o, assim como anuncia as práticas de teatros e danças negros como territórios onde se instauram Áfricas na Amazônia. Dessa maneira, chego ao núcleo do trabalho, ao forjar a noção de poética da encruzilhada, a qual sintetiza as diversas influências e encontros que caracterizaram o processo desta pesquisa. Por um lado, ao trazer abordagens relativas ao universo do teatro e da dança, sistematizo reflexões inerentes aos estudos das Artes Cênicas em suas particularidades de diálogo com técnicas corporais de motrizes africanas na Amazônia oriental e por outro lado, abordo conflitos que perpassam relações de gênero e raciais, nas quais também me inspirei para a elaboração deste trabalho.