INVOCANDO SONS: CARTOGRAFIA DE UMA PRÁTICA MUSICAL DE KOTO NA COMUNIDADE NIKKEI DE BELÉM.
Koto. Cartografia. Música. Associação de Koto de Belém.
A pesquisa parte da pergunta: Como ocorre a prática musical da Associação de Koto de Belém? Para respondê-la parto da abordagem Etnomusicológica e do método da Cartografia para abordar está prática musical. Sendo uma prática musical nipo-brasileira emergem conceitos que permitam tramar os conhecimentos obtidos junto à Associação de Koto de Belém, partindo da vivência como membro do grupo, e compartilhando textos que me serviram para imergir na prática musical. Entre estes conceitos que compartilho nessa pesquisa há: Transterritorialização musical (SATOMI, 2004), Mudança musical (NETTL, 2005; BLACkING, 1995) e energia musical (NETTL, 2005). Pareyson (2005) e Rangel (2015) imergem na pesquisa como método de estruturação e formação da dissertação, onde há o recolhimento de pistas do próprio instrumento musical desta pesquisa (o Koto) para desenvolver as Invocações que constituem todo o texto.