O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE ARTES NA CIDADE DE BENEVIDES “BERÇO DA LIBERDADE”, NA PERSPECTIVA DE FALAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE ATUAM NO MUNICÍPIO
Palavras-chave: Currículo. Práxis. Formação de professores. Identidade.
Esta pesquisa, mostra o processo de construção do currículo de Artes na cidade de Benevides, conhecida como Berço da Liberdade, o trabalho quer fazer um percurso que seja construído a partir da escuta da comunidade escolar, partindo da perspectiva de falas de professores da educação básica que atuam no município de Benevides. A construção do currículo se dá na busca de um caminho epistemológico que consolide a trilogia de: conhecimento teórico, vivências pedagógicas e a memoria cultural do povo. Buscando reflexões freireanas na Pedagogia da Autonomia e na Práxis Emancipadora. Com foco na formação de professores. Baseia‐se nos estudos das teorias do currículo, com ênfase na fase crítica e pós crítica. Ressalta a importância da práxis nos processos educacionais como forma de democratização dos saberes e da criação artística e salienta a formação e autonomia docente na elaboração das propostas curriculares para construir um curriculo de Artes com a identidade historica e cultural do seu territorio. Discute a importância das teorias do currículo no debate contemporâneo, discorrendo sobre os papéis críticos e o significado do currículo e sua aplicabilidade no cotidiano escolar. Buscando na pesquisa uma fonte de novos conhecimentos para que a teoria sustente a prática e para que a prática seja revestida de significados para a vida do sujeito dentro e fora do ambiente escolar, ampliando a visão crítica de todos os sujeitos envolvidos nas oportunidades de aprendizagem e não apenas reproduzindo habilidades e conteúdos que chegam exportados e empacotados. A pesquisa considera a disciplina de Arte como um caminho para o fortalecimento da identidade cultural, através da construção das memorias do territorio.