Diálogos Atemporais de Música e imagem: ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)
Semiótica Musical. Música visual. Música para piano da Belle Époque.
A presente tese “Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)” busca estabelecer um diálogo artístico transdisciplinar, envolvendo composição musical e imagética em uma perspectiva de multilinguagens ligada ao estudo da musicologia histórica. Busca-se desvelar a linguagem musical de linguagem composicional do compositor Clemente Ferreira Júnior, através da análise de sua obra pianística, munido da perspectiva semiológica e semiótica, musical e visual, objetivando também desvelar os aspectos criativos (poiéticos) e perceptivos (estésicos) da mesma. Por fim, o estudo visa desenvolver um produto musical a partir da obra do compositor Clemente, a serem incorporadas na obra “Paisagens Imaginárias”, apresentando os processos artísticos do autor, envolvendo o conceito de “Pictopartitura”, através de memorial de composição.