O ensino-aprendizagem de violoncelo em instituições musicais públicas de Belém do Pará
Ensino-aprendizagem. Violoncelo. Instituição pública. Belém do Pará.
Investigar o processo de ensino-aprendizagem do violoncelo em instituições musicais públicas pode ser importante para se compreender como ocorre a formação de uma tradição instrumental estabelecida por gerações de violoncelistas. O objetivo deste trabalho é o de investigar o processo de ensino-aprendizagem de violoncelo em instituições musicais públicas de Belém. A pesquisa será desenvolvida por intermédio da abordagem qualitativa, descritiva e de caráter exploratório. Haverá um levantamento bibliográfico e documental, seguido de entrevistas semiestruturadas. Utilizar-se-á-se referencial teórico sobre o contexto histórico de instituições musicais públicas de Belém do Pará, currículo e ensino-aprendizagem nestes estabelecimentos e a pedagogia do instrumento musical violoncelo. Pretende-se-se construir um compêndio inédito sobre o ensino de violoncelo nas instituições públicas do local por conta da trajetória marcada por docentes e músicos presentes no cenário artístico da capital desde o final do século XIX. Este trabalho concluso poderá ser importante para fornecer literatura adequada a professores, pesquisadores e instrumentistas sobre a performance e pedagogia violoncelística, orientando também a produção de planos de ensino, projetos político-pedagógicos e outros documentos ligados à esfera institucional.