ARTE CIRCENSE NA RUA EM BELÉM: MEMÓRIAS PÓS-ESCOLA CIRCO
Circo, arte de rua, circo de rua, memória
Esta escrita se propõe a pensar os artistas circenses de rua atuais, da região metropolitana de Belém, como sujeitos históricos, sujeitos da memória. Pessoas e artistas com uma origem e trajetórias catapultadas por artistas formados pelas primeiras turmas de escolas de circo do Brasil e da América Latina (“viajeiros”). Artistas circenses de rua que são a todo instante invisibilizados por optarem pela rua como palco principal. A escrita se segue como a descrição da estrutura de um espetáculo de circo de rua. Os capítulos serão atos. E no primeiro ato, pretende-se realizar uma discussão sobre a história do circo no mundo e em particular no Brasil. Destacar as peculiaridades das artes circenses como anteriores à criação do circo moderno, as particularidades do circo em algumas regiões do planeta e em alguns períodos históricos. Fazer uma contextualização de como o circo itinerante ganha uma nova roupagem através de artistas circenses de rua no Brasil. Em um segundo ato, tentarei apresentar em linhas gerais a permeabilidade de artistas, grupos, trupes e grandes circos na Amazônia. Destacar aspectos ímpares do circo na região, como o transporte em barcos e a presença de circos em regiões muito afastadas. Destacar o papel dos pequenos e grandes circos que ocuparam regiões onde hoje é impensável de se ver circos na Grande Belém, com a frente do Teatro da Paz e algumas áreas no centro das cidades. Em um terceiro ato, trabalhar principalmente com a análise de fotografias, vídeos e entrevistas, os debates sobre memória e destacar as trajetórias de vida dos sujeitos envolvidos com a Escola Circo Mano Silva. Destacar a importância do “Encontro Semanal de Malabares e Circo” como um impulsionador para os muitos artistas circenses locais. Bem como o “Palco aberto” como um modo de formação de plateia para o circo de rua em Belém, muito importante para o desenvolvimento de movimentos, grupos e coletivos de arte de rua envolvidos com circo (como Circopaíba e Circo Nós Tantos). E, por fim, apresentar de forma mais pormenorizada a minha relação com o circo, minhas memórias complementadas por outras memórias. Talvez algo mais específico sobre meu grupo (Cia de Circo Nós Tantos), nossas poéticas e dramaturgias.