Representações do Corpo Deficiente no Cinema:
uma análise comparativa dos filmes 'Feliz Ano Velho' e 'Intouchables'
Cinema; Corpo; Deficiência; Representações
A visão construída, ao longo do tempo, sobre as representações do corpo deficiente na arte, tem se mostrado, algumas vezes, associada à noção de estigma, que, normalmente, coloca a pessoa deficiente no lugar de um alguém considerado incapaz, inválido, discriminado, possuidor de condição de sofrimento - sobretudo, pelos padrões e formas como são representados nos meios de expressão artística. Como tema central desta pesquisa, apresentamos novas formas de investigação sobre essa relação, que não se detenham tão somente em noções convencionais, mas que, ao contrário, possam abranger um campo mais amplo e ao mesmo tempo aprofundado de investigação e debate, ao confrontar temáticas tais como ‘corpo’, ‘arte’, ‘linguagem’, ‘deficiência, ‘cinema’, ‘estigma’, todas pautadas, justamente, pela ideia de representação. Priorizamos, com esta pesquisa, analisar o corpo deficiente, com seus aspectos simbólicos e múltiplos significados, principalmente, quando esse corpo é trazido como elemento central, que ganha lugar na narrativa fílmica. Para isso, nosso estudo se baseia, prioritariamente, em uma análise comparativa entre dois filmes, com contextos, narrativas e conteúdos bastante semelhantes: ‘Feliz Ano Velho’, no cinema brasileiro, e ‘Intouchables’, no cinema francês. Ambos os filmes são inspirados em obras literárias, mais precisamente em autobiografias e, seus personagens centrais, Mário, no filme brasileiro ‘Feliz Ano Velho’, Phillipe di Borgo em ‘Intouchables’, vivem situações de vida parecidas. A opção por esse tipo de análise se dá, justamente, em razão de considerarmos a possibilidade de confrontar simetrias, ou não, entre esses trabalhos, justamente, pelas semelhanças entre as histórias vividas por seus protagonistas, pois ambos são vitimados em acidentes, ficam incapacitados para andar e transpõem suas experiências para a literatura. Segundo a perspectiva de análise e abordagem das relações que procuramos aqui entender, as possibilidades desta pesquisa, são complexas e intermináveis. Nesse sentido, tornou-se necessário um estudo mais específico sobre o corpo no cinema como indicador do lugar e do olhar assumidos na construção de nossa narrativa.