CRÍTICA E PRODUÇÃO DE ARTISTAS PARAENSES NA FRONTEIRA ENTRE ARTE E ARTE DECORATIVA NAS DÉCADAS DE 20 a 40 DO SÉCULO XX
Arte decorativa; Arte aplicada; Ensino de arte; Crítica de arte; Iris Pereira; Flexa Ribeiro; Manoel Pastana.
A tese tem como objetivo realizar reflexões críticas na fronteira entre arte e arte decorativa tomando como foco três importantes personagens oriundos do Norte do País: Manoel Pastana, Iris Pereira e Fléxa Ribeiro; que tiveram participação ativa na defesa da arte decorativa, ora como artistas na produção de peças para serem utilizadas pelas indústrias, com a criação de modelos de cunho nacional, utilizando a fauna e flora brasileira e as referências das diversas etnias originárias da região norte, ou como intelectual e crítico de arte que vivenciou de perto essas transformações sociais, relacionadas ao ensino da arte na ENBA e as mudanças propostas com a criação do curso de arte decorativa de modo a estimular também o desenvolvimento do país.As três personalidades têm em comum o fato de serem paraenses, trabalharem e defenderem a arte decorativa e variando as proporções sofrerem com a falta de reconhecimento e apagamento dentro do cenário da arte brasileira. Desse modo, a tese busca esse reconhecimento, recuperar informações importantes relacionadas a eles e suas participações no cenário artístico de sua época. O marco temporal são as décadas de 20, 30 e 40, do século passado, período de grande produção artística e literária dos paraenses pesquisados, delimitados também nos desenhos existentes no Pará e na cidade do Rio de Janeiro elaborados por Pastana e Iris Pereira, que trabalharam com arte decorativa, para aplicação pelas indústrias artísticas e dos artigos de Fléxa Ribeiro publicados em Jornais e revistas como: O Paiz, Correio Paulistana, Ilustração Brasileira. A pesquisa foi realizada nas instituições existentes em Belém e Rio de Janeiro, levando em conta a limitação e o alcance geográfico. Nas coleções particulares, como também, nos Arquivos, Bibliotecas, centrada nas fontes jornalísticas, periódicos e coleções existentes nos museus.