ARTE POPULAR BRASILEIRA NO MERCADO:
UM ESTUDO SOBRE AS TROCAS SISTÊMICAS ENTRE ECONOMIA E ARTE EM UM DOS MAIORES MERCADOS DE ARTESANATO DA AMÉRICA LATINA
Mercado de arte; Artesanato; Arte popular; Economia criativa.
O mercado de arte popular e artesanato ainda é um espaço que recebe pouca atenção do campo de estudo acadêmico das artes. Normalmente os olhares voltados a esse segmento do mercado de arte são focados exclusivamente em análises de desenvolvimento econômico. A tese resultado dessa pesquisa busca ampliar esse olhar, considerando a natureza interdisciplinar na qual está inserida a atividade de produção e circulação das artesanias no contexto brasileiro. Intentando criar um quadro que estimule uma visão multidisciplinar sobre o fenômeno, apresento dados que se relacionam com a prática do mercado voltada ao interesse econômico e vou além, fazendo links que consigam relacionar de que forma esse mercado se relaciona com o sistema da arte. Indicar pontos que aproximam e que distanciam esse mercado do outro, o da arte contemporânea, também faz parte da abordagem. O documento apresenta os fatos relacionados ao tema através de experiências postas no Brasil, buscando apresentar o cenário de forma atualizada, dando voz aos agentes envolvidos nesse circuito e apresentando casos aplicados que atuam diretamente na dinâmica da relação entre esse segmento do mercado e o próprio sistema da arte.