TAMBOR EM CHAMA: A RODA DE CARIMBÓ COMO METODOLOGIA DE
CRIAÇÃO PARA O TEATRO NOS PROCESSOS CRIATIVOS DOS
ESPETÁCULOS VEREKA E BONECOS & TAMBORES
Tambor. Teatro de animação. Atuante. Processo de
Criação.
A presente pesquisa tem como objetivo propor uma reflexão sobre os processos de
criação duas obras cênicas: Vereka e Bonecos & Tambores nos seus aspectos
técnicos, estéticos e de identidade. As obras refletem de forma bio-ficcional a obra e
vida do Mestre Verequete. A pesquisa procurou compreender a importância do lugar
onde esses dois artistas foram forjados, tanto o pesquisador/artista, como o Mestre
Verequete e ratificar a importância desse lócus na formação de uma identidade
negra-amazônica-urbana-periférica. Os dois espetáculos se preconizam em fazer
uso dos instrumentos musicais utilizados no carimbó para a cena, mais
precisamente o tambor, o tambor ecoado da poética de um artista negro amazônico.
E é dentro desta perspectiva que identificamos os princípios de funcionamento da
“Roda de Carimbó” como metodologia de criação destas duas obras. Soma-se aqui
o uso do tambor a partir do teatro de animação contemporâneo, neste caso, o teatro
de objetos. A metodologia utilizada na pesquisa se desenvolve a partir da análise
dos documentos gerados nos dois processos: filmagens, fotografias, sites,
memórias e dramaturgias das obras.