COTIDIANO NO ENSINO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DO TEMA EM ARTIGOS DA REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL - 1992 A 2014
Educação Musical, Cotidiano, Educação Básica.
A Revista da ABEM é um espaço para difusão do conhecimento produzido em torno de diversas temáticas que instrumentalizam o professor de música para as suas práticas pedagógicas. Entre tais temáticas, é encontrada a do cotidiano. Nesta pesquisa, tive como objetivo geral investigar de que forma o cotidiano tem sido abordado em artigos sobre a educação musical em sala de aula da educação básica, na Revista da ABEM, no período de 1992 a 2014, bem como relações aí subjacentes com tendências pedagógicas da educação escolar. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica, com os seguintes passos: coleta de artigos da Revista da ABEM sobre cotidiano no ensino da música na escola de educação básica, realizada no site da entidade; leitura de reconhecimento; leitura exploratória; leitura reflexiva; e leitura interpretativa (LIMA & MIOTO, 2007) dos artigos coletados, visando à seleção, análise e catalogação crítica dos artigos. Os trabalhos encontrados foram analisados à luz da fundamentação teórica desta pesquisa, em torno dos temas: cotidiano e tendências pedagógicas da educação.