CORPOS GORDOS EM CENA
Encontros embriagados na construção de uma personagem rodriguiana
Palavras Chave: Corpo Gordo. Memória. Encontro artístico-poético. Teatro.
Esta dissertação apresenta fragmentos de narrativas de vida de duas mulheres de teatro, a partir do encontro ocorrido em momentos decisivos de suas vidas. Uma artista veterana como referência, Wlad Lima, e eu, Marluce Oliveira, aprendiz do ofício de ser atriz. No primeiro ato, registro minhas memórias traduzidas em cenas cotidianas e artísticas. No segundo ato, o encontro de duas mulheres gordas, com semelhantes vivências; destaco a poética da atriz veterana e seu envolvimento profissional; espaços onde trabalharam, dividiram e (des)construíram sonhos; semelhanças identificadas desenvolvidas no lado afetivo, familiar e profissional ao longo dos anos. Esse encontro foi determinante para a poética emergente da pesquisadora, como atriz iniciante. No terceiro ato, um estudo do espetáculo O Homem Que Chora Por Um Olho Só, adaptação do texto Os Sete Gatinhos, do dramaturgo Nelson Rodrigues. Este espetáculo repercutiu fortemente em nossas vidas, uma como encenadora, a outra como atriz. O estudo visa ainda compreender especificidades e correlações do encontro poético entre nós. Divergências e convergências identificadas em fragmentos vividos compreendem esse encontro. Metodologicamente, a pesquisa foi efetivada sob o enfoque da etnometodologia, a partir de entrevistas abertas, análise de documentos, memória individual, e referenciais necessários. Amparada pelos autores François Dosse, Michel Maffesoli, Ecléa Bosi, e a obra da encenadora pesquisada: Dramaturgia Pessoal do Ator, dissertação de mestrado. Obra mediante a qual revisito memórias e registros de um espetáculo fundamental em nossas trajetórias de vida.