O VIOLÃO SOLO EM BELÉM DO PARÁ: uma história a partir da sistematização do ensino no Instituto Estadual Carlos Gomes
Violão solo, Sistematização do ensino, Instituto Estadual Carlos Gomes, História da Música, Belém do Pará.
A presente pesquisa tem como objeto a sistematização do ensino do violão em Belém do Pará, enfatizando o seu uso como instrumento solista. No Pará, o violão foi introduzido pelo colonizador português, sendo poucas as informações sobre quando, como e por que este ensino foi sistematizado, daí a necessidade deste estudo. O objetivo geral foi investigar como se deu a sistematização do ensino de violão solo na capital paraense. Os objetivos específicos consistiram em: apresentar breve histórico sobre a sistematização do ensino de violão solo em Belém tomando como base o Instituto Estadual Carlos Gomes, analisar como o violão solo foi introduzido e como vem sendo constituído seu ensino e sua prática ao longo de diferentes gerações e refletir sobre o legado do processo de sistematização para a comunidade local quanto à prática de violão solo e a contribuição dos seus principais colaboradores (compositores, intérpretes e didatas) para a atual conjuntura do ensino do instrumento em Belém do Pará. A metodologia compreendeu estudo bibliográfico, análise documental e entrevistas no âmbito da história oral.