Corpos Alterados:
gesto, performance e paixão
entre os torcedores do Paysandu
Performance. Futebol. Paysandu.
A escrita de minha Tese é atravessada pela definição de performance, que me fornece a base de sustentação teórica para a pesquisa que estou realizando no Doutorado, cujo tema é a performance do torcedor apaixonado do Paysandu. O caminho que trilhei buscou mostrar noções de performance de vários autores, tais como: Renato Cohen (1987) e sua “arte de fronteira”; Roselee Goldberg (2001) e a "live art"; Schechner (2003) e o “comportamento restaurado”; além da noção de "torcida como comunidade", do antropólogo Roberto DaMatta (1994). Em seguida, faço uma retrospectiva no tempo e falo de como surgiu o futebol, desde a antiguidade, evoluindo e passando a ser regido por regras e caracterizado como esporte e, por conseguinte, difundido pelo mundo inteiro. Utilizo autores como: Aquino (2002); Zainaghi (1998); Leal (2000); Grisard (2003); Brustolin (2008); Carioba (2017), entre outros. Falo a respeito da chegada do futebol em Belém do Pará, embasando-me nos teóricos Gaudêncio (2007) e Costa (2007), para, finalmente, abordar o tema da paixão dos torcedores do maior time de futebol da região Norte – o Paysandu.