Educação musical. Autismo. Inclusão. Intervenção.
Sabe-se que a educação musical possibilita desenvolvimento de várias habilidades, no que diz respeito ao ensino de música para crianças com deficiência ou transtornos, em especial nesta pesquisa Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) a educação musical vai além do processo de ensino aprendizagem. Com este trabalho pretendeu-se Analisar o aprendizado musical de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em aulas de percussão. Para o alcance do objetivo prosposto, foi realizado um curso de treinamento teórico e prático para graduandos a fim de introduzi-los a pesquisa ciêntifíca e para que estes podecem atuar como monitores. Foi repassado a estrutura da intervenção e forma de manejo com as crianças. Participaram desta intervenção 20 crianças com idades entre 6 e 9 anos, sendo 8 com autismo e 12 típicos (sem o transtorno). Cada responsável assinou um termo de consentimento livre esclarecido, onde constavam os objetivos desta pesquisa, preencheram o relatório que traçou o perfil comportamental de cada criança. A coleta de dados foi realizada na Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Cada dia de intervenção tinha duração de 1h e ocorria uma vez por semana, durante 3 meses, constando de 10 atividades fundamentadas nos métodos de Carl Orff e Zoltán Kodály. Para realizar a avaliação do aprendizado musical desses alunos, foi utilizado a Escala de Avaliação do Aprendizado musical-Percussão, construída por Oliveira, Pantoja, DeFreitas Jr., Espírito Santo e Nascimento (2011), a partir da adaptação da Escala de Verificação do Aprendizado Musical no Instrumento Violoncelo (DEFREITAS Jr., 2007), esta Escala vem composta por instruções e ilustrações para melhor compreensão do avaliador