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Banca de DEFESA: LETÍCIA SILVA E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETÍCIA SILVA E SILVA
DATA: 23/06/2015
HORA: 09:00
LOCAL: PPGARTES
TÍTULO:

INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL: UMA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO METODOLÓGICA PARA DISLÉXICOS


PALAVRAS-CHAVES:

“educação musical”, “dislexia” e “inclusão”.


PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Instrumentação Musical
RESUMO:

O aprendizado da linguagem envolve múltiplas variáveis, consistindo em um processo de criação complexo que relacionam aspectos neurológicos, sensoriais, psicológicos, socioculturais, socioeconômicos e educacionais.  Deficiências em um destes aspectos podem refletir em distúrbios da aprendizagem. A dislexia é um destes distúrbios e se caracteriza por dificuldades específicas na realização da leitura e da escrita. A importância da educação musical para indivíduos com dislexia como forma de prática educativa pode viabilizar-se um importante componente auxiliador durante o processo de aprendizagem da escrita e da leitura, propiciando no desenvolvimento da autoestima e na interação com o outro. Após a revisão sistemática da literatura com referência à relevância da Educação Musical com a Dislexia, nas Bases de Dados SciELO, BIREME PsicInfo, MEDLINE e LILACS; o objetivo com este trabalho foi realizar um estudo de caso em uma turma inclusiva de violoncelo em grupo com adaptações metodológicas no Programa Cordas da Amazônia (PCA) da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) para alunos com dislexia. Participaram deste estudo 12 crianças e/ou adolescentes com idades entre 09 e 14 anos. As avaliações da Escala de Avaliação do Aprendizado Musical (EAAM) compreenderam a apreensão de conhecimento teórico e prático, mensurados a partir de um protocolo de observação e foi realizada individualmente. Já as Avaliações Teórico-Musicais I e II (ATM I e ATM II) abarcaram o aprendizado da leitura e escrita musical, sendo realizadas respectivamente após cada aplicação da EAAM. Quanto as ATM I, essas ocorreram de forma coletiva com todos os presentes em sala. Já na ATM II, a turma foi dividida em dois grupos contendo 6 alunos cada para aplicação. Os resultados de ambas as avaliações citadas acima foram submetidos à análise, categorizados e expostos em gráficos para demonstrar o desempenho do aprendizado musical dos alunos com dislexia. O pesquisador do estudo em questão assinala o PCA como um viabilizador no auxílio quanto ao desenvolvimento da leitura e escrita para disléxicos através do aprendizado musical, destacando a importância e contribuições que este possui ao proporcionar a adaptação de metodologias com equipe multiprofissional de apoio para assistir as necessidades de estudantes com dislexia, assim como na capacitação desses profissionais interessados na educação musical inclusiva. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 327519 - LIA BRAGA VIEIRA
Externo à Instituição - ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS TOURINHO
Notícia cadastrada em: 03/06/2015 11:19
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