PERSPECTIVAS OUTRAS PARA ARTE EDUCAÇÃO EM BELÉM: Análises autocriticas sobre arte educação no contexto não formal e informal.
Artes Visuais. Curadoria. Mediação Cultural Informal. Práticas Educativas Digital. Sistema da Arte Local.
Esta dissertação apresenta reflexões sobre como os processos educativos em Artes Visuais podem ocorrer por meio de procedimentos curatoriais, mediações culturais informais e práticas educativas digitais, sendo estas ocorridas no contexto de pandemia. Para isto, analiso três exposições ocorridas nos anos de 2019 e 2021, nas quais participei ativamente dos processos curatoriais e pude analisá-los de dentro para fora. Para tal análise fiz uso do método de Estudo de Caso com viés interpretativo, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica em fontes diversas e a coleta de dados via observação participante, o que possibilitou a interpretação das experiencias por meio das entrelinhas dos fatos vivenciados. Para o diálogo compartilhei dos ensinamentos teóricos de Éder Chiodetto (2013), Felipe Scovino (2016), Caroline Ruoso (2019), Ana Amélia Bulhões (2014) e Mariza Morkazel e Rosangela Britto (2020) os quais dialogam comigo sobre processos curatoriais e sistema da arte em seu contexto nacional e local. Djamila Ribeiro (2019), bell hooks (2017; 2019), Homi K. Bhabha (2001), John Fletcher (2020) e Rafael Bqueer (2020) para discutir sobre revisões identitárias no sistema da arte brasileiro, com Ana Mae Barbosa (2002), Inês Ferreira (2014), Tereza Scheiner (2003), Teixeira Coelho (2004) para analisar a mediação cultural através da própria obra de arte e por fim Paulo Freire (1980, 2003), Carlos Rodrigues Brandão (2007), Timoty Ingold (2000) e Jorge Lorrosa Bondía (2002) para discutir sobre os diferentes tipos de educação e seus modos diversos de aprendizagem. Compreendo esta dissertação como uma análise autocritica de experiencias profissionais que possibilitaram discutir outras perspectivas, locais e conhecimentos para arte educação, assim desejo ter contribuído para ampliar os processos educativos em Artes Visuais e com isto ter ajudado a promover a diversificação do pensamento local sobre o papel das Artes Visuais e de sua importância como formadora de perspectivas socioculturais.