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Banca de DEFESA: CAMILA FERREIRA ARAUJO FREIRE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA FERREIRA ARAUJO FREIRE
DATA: 30/06/2022
HORA: 09:30
LOCAL: on- line
TÍTULO:

PERSPECTIVAS OUTRAS PARA ARTE EDUCAÇÃO EM BELÉM: Análises autocriticas sobre arte educação no contexto não formal e informal.


PALAVRAS-CHAVES:

Artes Visuais. Curadoria. Mediação Cultural Informal. Práticas Educativas Digital. Sistema da Arte Local. 


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística
RESUMO:

Esta dissertação apresenta reflexões sobre como os processos educativos em Artes Visuais podem ocorrer por meio de procedimentos curatoriais, mediações culturais informais e práticas educativas digitais, sendo estas ocorridas no contexto de pandemia. Para isto, analiso três exposições ocorridas nos anos de 2019 e 2021, nas quais participei ativamente dos processos curatoriais e  pude analisá-los de dentro para fora. Para tal análise fiz uso do método de Estudo de Caso com viés interpretativo, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica em fontes diversas e a coleta de dados via observação participante, o que possibilitou a interpretação das experiencias por meio das entrelinhas dos fatos vivenciados. Para o diálogo compartilhei dos ensinamentos teóricos de Éder Chiodetto (2013), Felipe Scovino (2016), Caroline Ruoso (2019), Ana Amélia Bulhões (2014) e Mariza Morkazel e Rosangela Britto (2020) os quais dialogam comigo sobre processos curatoriais e sistema da arte em seu contexto nacional e local. Djamila Ribeiro (2019), bell hooks (2017; 2019), Homi K. Bhabha (2001), John Fletcher (2020)  e Rafael Bqueer (2020) para discutir sobre revisões identitárias no sistema da arte brasileiro, com Ana Mae Barbosa (2002), Inês Ferreira (2014), Tereza Scheiner (2003), Teixeira Coelho (2004) para analisar a mediação cultural através da própria obra de arte e por fim Paulo Freire (1980, 2003), Carlos Rodrigues Brandão (2007), Timoty Ingold (2000) e Jorge Lorrosa Bondía (2002) para discutir sobre os diferentes tipos de educação e seus modos diversos de aprendizagem. Compreendo esta dissertação como uma análise autocritica de experiencias profissionais que possibilitaram discutir outras perspectivas, locais e conhecimentos para arte educação, assim desejo ter contribuído para ampliar os processos educativos em Artes Visuais e com isto ter ajudado a promover a diversificação do pensamento local sobre o papel das Artes Visuais e de sua importância como formadora de perspectivas socioculturais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1206611 - ROSANGELA MARQUES DE BRITTO
Interno - 2490705 - MÁRCIA MARIANA BITTENCOURT BRITO
Externo ao Programa - 1278342 - JOHN FLETCHER COUSTON JUNIOR
Externo à Instituição - MARISA DE OLIVEIRA MOKARZEL
Notícia cadastrada em: 03/06/2022 10:57
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