RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UFPA: representações docentes sobre suas práticas educativas
Artes Visuais. Relações Étnico-Raciais. Formação Docente. Prática Educativa.
O estudo objetiva analisar as representações de docentes do Curso de Licenciatura em Artes Visuais sobre as suas práticas educativas centradas nas relações étnico-raciais na Universidade Federal do Pará. Busca-se responder a seguinte hipótese: No campo de formação de professores os docentes do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPA abordam a temática das relações étnico-raciais em suas práticas educativas, com o propósito de combater a reprodução e legitimação da cultura dominante. A metodologia é de cunho qualitativo descritivo, estudo bibliográfico, a pesquisa de campo, tendo como referência a Análise de Conteúdos com Bardin (2010), e a analogia com base na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (2009; 2010). Os documentos analisados são: Currículo lattes, Projeto Pedagógico do Curso/PPC de 2007 e 2019 do curso apenas de licenciatura, Planos de Ensino e os questionários aplicados aos docentes e discentes do curso de Licenciatura de Artes Visuais/FAV. São abordados conceitos estruturantes para esta tese nas áreas de Arte e Educação, da Antropologia bem como da Sociologia e Estudos Culturais. No Ensino de Arte, a base teórica com Barbosa (2002, 2009, 2010, 1998), Ferraz e Fusari (2009); sobre a formação de professores, Pimenta (2009), Nóvoa (1997, 2016), Coelho (2009); prática educativa Paulo Freire (2003), Magalhães (2019) e Veiga (2011); as relações étnico-raciais com Gomes (2009), Coelho (2009), Munanga (1996, 2002); a docência no ensino superior com Pimenta e Anastasiou (2014), Morosini (2001), Masetto (2003); o conceito de campo com Bourdieu (2009); sobre as representações com Chartier (1990, 1991). Os documentos legais: Projeto Pedagógico do curso de licenciatura (2007, 2019); Resolução CNE nº 2 de 20 de dezembro de 2019 Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior; As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/DCNEB (BRASIL, 2013); Relatórios de Avaliação do curso de Artes Visuais (2014); Relatório / Diagnóstico Preliminar sobre a Formação Discente na UFPA a partir do que dizem os discentes (2018) e os Planos de Ensino dos docentes; a Lei nº 10.639/2003; Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico-Raciais (2004). Como resultados parciais desta pesquisa no que tange ao campo docente, a identidade profissional dos investigados se apresenta diversificada, sendo a maioria, 75% com formação em outras áreas de conhecimento, o que poderá comprometer a construção da identidade profissional do discente da licenciatura conforme os autores abordados. Outro achado relevante diz respeito a carência de pesquisas no campo das Artes, mais especificamente na Licenciatura em Artes Visuais, principalmente pesquisas com a temática concernente ao ensino/aprendizagem de Artes Visuais e relações étnico-raciais na licenciatura. Outro aspecto observado nesta pesquisa emergiu no estado da arte sobre formação docente na/para licenciatura em Artes Visuais com base na Lei nº 10.639, revelando duas categorias fundamentais para vencer os desafios da sociedade contemporânea como: o racismo estrutural brasileiro e o currículo hegemônico.