IMAGEM-IDENTIDADE-DIFERENÇA ENTRE O CINEMA DE JORANE CASTRO E A IMAGEM-MOVIMENTO.
identidade-diferença, cinema, imagem-movimento
Assim como todos os elementos que constituem a arte e a cultura, o cinema é também signo manifesto dos nossos atravessamentos subjetivos e intersubjetivos. Neste sentido, as categorias que costumamos nomear pelos termos identidade e diferença ou, quando desejamos ampliar sentidos, identidade-diferença, podem ser também, por meio da análise da imagem e da crítica da cinematografia, aplicadas às produções cinematográficas, com objetivo de lhes apontar prováveis coerências bem como possíveis inconsistências. Fazendo uma breve incursão nos conceitos de identidade e diferença na história do pensamento, visando melhor esclarecê-los teoricamente, nosso trabalho tem como direcionamentos principais indicar, primeiramente, a aproximação entre esses conceitos e a obra fílmica de alguns cineastas que marcaram a história do cinema para, num segundo momento, proceder a essa aproximação mais específica, entre a produção da cineasta paraense Jorane Castro e os conceitos desenvolvidos pelo pensar cinematográfico do filósofo francês Gilles Deleuze, essencialmente à ideia de imagem-movimento.