MEMÓRIAS COMO FORTUNA E O CRUZAMENTO DE VOZES NO MUSEU: UM ESTUDO SOBRE ARTE/EDUCAÇÃO E MEDIAÇÃO CULTURAL NO MEP
Palavras-chave: Arte/Educação. Artes Visuais. Educação em Museus. Mediação Cultural. MEP.
Esta pesquisa foi concebida a partir da hipótese de que os dispositivos pedagógicos desenvolvidos no departamento Educativo do Sistema integrado de Museus e Memoriais (SIMM) e do Museu do Estado do Pará (MEP), embora busquem metodologias baseadas numa pedagogia libertadora-progressista, ainda possuem resquícios dos processos colonizadores e da pedagogia tradicional, refletindo em alguns discursos expositivos, curatoriais e institucionais. Tem como objetivo investigar a atuação pedagógica dos educadores do SIMM e do MEP, por meio de uma autorreflexão afetiva, crítica e coletivizada, visando atingir os propósitos educacionais de hoje, para alcançar o público visitante do museu na atualidade. Esses propósitos tencionam reverberar em práticas arte/educativas democráticas e inclusivas com perspectiva decolonial e descolonizadora das ações e experiências dos profissionais constituintes do setor em questão, destacando o potencial didático, político e interdisciplinar do museu, com o cruzamento de múltiplas vozes, dentro dos parâmetros ético-estéticos que norteiam essas práticas e afirmando a importância da educação como uma das funções sociais da instituição museal. A abordagem metodológica será de cunho exploratório, qualitativa-descritiva, em diálogo com a Abordagem Triangular, sistematizada por Barbosa (2010), que assentada no ler/interpretar, no fazer/experimentar e no contextualizar em seus arranjos e rearranjos, constitui-se também no método de algumas das ações educativas desenvolvidas no museu, com pretensão ao abandono de visões pedagógicas marcadamente tradicionais e colonizadoras. O aporte teórico busca dialogar com autores advindos de campos de conhecimento que permeiam a Arte/Educação, a Museologia, a Educação Museal e áreas correlatas, com contingência à abertura para a pluralidade de vozes e caminhos, tais como Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, Mirian Celeste Martins, Mário Chagas, John Dewey, Catherine Walsh, Walter Mignolo, dentre outros.