A CONQUISTA DA FLORESTA: Um processo poético-fílmico sobre a imagem da Amazônia
Amazônia, Filme-ensaio, found footage, teoria sobre imagem, Videoarte.
Este memorial apresenta o processo criativo do filme experimental A Conquista da Floresta realizado a partir de fragmentos de documentários produzidos na região amazônica, como O Paíz das Amazonas (1922) de Silvino Santos, e Luz Verde, (1984) Águas de Março (1984) e“Tucuruí 1984 (1984) de Romain Lesage. A Conquista da Floresta se propõe como um novo retorno a essa região tão próxima ao artista/aos amazônidas e, ao mesmo tempo, tão longe, através dos relatos de uma missão espacial 2.000 anos à nossa frente. Para a criação desse filme, estabeleço um diálogo com os procedimentos ou gêneros do Filme-ensaio, da Videoarte e do Found Footage, especialmente os trabalhos do cineasta Carlos Adriano. Utilizo-me da reflexão sobre a imagem e montagem de Didi-Huberman. O processo de criação da obra perpassa o diálogo com os discursos sobre a Amazônia em diferentes campos do conhecimento, a partir dos trabalhos críticos de Neide Gondim, Alfredo Wagner e Renan Freitas Pinto. O resultado é um processo poético audiovisual que reúne estas referências e a inquietação do artista em compreender o processo histórico e social regional, bem como refletir sobre o poder das imagens remanescentes sobre ela.