Saudades, Reencontros e Manicuera: espetacularidades entrecruzadas de afeto na Iluminação de Finados em Curuçá-PA.
Iluminação dos Mortos. Corpo-cemitério. Curuçá-PA. Espetacularidades. Afeto.
Este estudo compreende a alteridade que vivenciei no cemitério São Bonifácio e Bosque da Igualdade com biscateiros, famílias enlutadas, vendedoras de manicuera, de doces de tapioca, de grinaldas de flores e com os praticantes da Iluminação dos Mortos em Curuçá-PA nos anos de 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021. Vivência que trouxe à luz o corpo da pesquisa em suas dimensões econômicas, sociais, simbólicas e de pertencimento como etapa importante para a saída do luto e o apaziguamento entre vivos e mortos. Com o mergulho epistemológico na Etnocenologia, enquanto Etnocenóloga de Ritos Fúnebres, adenso as discussões sobre espetacularidades apresentando o corpo-cemitério, territorialidade habitada por mortos que possuem Vizinhos de sepultura, zeladores de túmulos e biscateiros (trabalhadores exclusivos para construção, pintura, limpeza e identificação de suas casas-túmulo) – nomenclatura própria do fenômeno e que compreendo como um papel social dentro das Práticas e Comportamentos Humanos Espetaculares Organizados (Armindo Bião). Na Iluminação dos Mortos, os túmulos são enfeitados com grinaldas de flores, velas são acesas e preces realizadas pelos participantes que desfilarem seus estilos escolhidos para aquela ocasião em um verdadeiro Cemitério Fashion, com camisas personalizadas homenageando o morto familiar, sendo o corpo, o templo do afeto (Miguel Santa Brigida) para honrar seus antepassados. Para desenterrar as concepções que cercam a mudança de mentalidade sobre a morte de si para a morte do outro (Philippe Àries), pelo deslocamento do espaço geográfico da igreja-cemitério para o cemitério secular, na secularização da morte (Cláudia Rodrigues) em Curuçá-PA, movi o olhar e meus estudos para a Igreja histórica da Ordem Terceira do Carmo em Sabará – MG, por ainda conservar indícios de igreja-cemitério. Assim, apresento como contribuição epistemológica o Campo Movente, noção que possibilita ao pesquisador mover o olhar e seus estudos para outro campo/corpo que abriga semelhanças históricas, territoriais, simbólicas ou de pertencimento para a compreensão do fenômeno estudado. Na trajetividade deste estudo, enfrentei da morte do meu pai em 2019, passei pela compreensão do luto e saio junto aos curuçaense que se reconectaram aos seus entes queridos com velas acesas e preces em quintais, durante a Pandemia de Covid-19.