FINANCIAMENTO COLETIVO PARA UNIVERSITÁRIOS: VIABILIZAÇÃO CRIATIVA DE PROJETOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO AUDIOVISUAL
Economia criativa, produtor audiovisual, financiamento coletivo, audiovisual universitário, Catarse
A dissertação analisa o uso do financiamento coletivo pelos universitários de cinema, audiovisual e áreas afins enquanto alternativa criativa de viabilização dos projetos no processo de ensino-aprendizagem. Com referencial teórico embasado em princípios da economia criativa, proponho uma leitura da criatividade na atuação do produtor audiovisual e pela participação e contribuições deste na qualidade de agente criativo. Como ponto de partida, busco analisar a criatividade sob a ótica de John Howkins (HOWKINS, 2007), Richard Flórida (FLORIDA, 2012), Mariana Madeira (MADEIRA, 2014), entre outros, como referências para refletir sobre os desafios impostos por questões sociais, econômicas, políticas, etc. Em seguida, traço um panorama do financiamento coletivo como aspecto econômico das práticas de construções coletivas (crowdsourcing) que acontecem no ambiente virtual, valendo-me do escopo teórico de Vanessa Valiati (VALIATI, 2012 e 2013) e Scott Steinberg (STEINBERG, 2012), dentre outros. Para tanto, analiso os mecanismos presentes na plataforma catarse.me, levantando os projetos que se identificam como universitários, hospedados na plataforma entre os anos de 2016 a 2018, dentre estes, proponho análise de cinco (5) projetos, a fim de perceber como estes foram executados, impactos e dificuldades do uso da plataforma na formação universitária.