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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAQUIM AUGUSTO SOUZA DE MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAQUIM AUGUSTO SOUZA DE MENEZES
DATA: 29/03/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Instituto de Ciências da Arte - Praça da República - Centro, Belém
TÍTULO:

MESTRES QUE CRIAM: A produção do conhecimento no Mestrado Profissional em Artes


PALAVRAS-CHAVES:

Base Educacional. Desenvolvimento de um País. Mestrado Profissional em Artes. Mestres que Criam. 


PÁGINAS: 362
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fundamentos e Crítica das Artes
ESPECIALIDADE: História da Arte
RESUMO:

A base educacional é fator determinante para o desenvolvimento de um país, e pode ser aferida por meio das análises que influenciam tanto de maneira positiva ou negativa os seguimentos da economia; da política; da demografia; da cultural; e da própria sociedade, quer esta civil ou empresarial, variando nas dimensões e abrangências quando comparadas em nível mundial, continental, entre nações, e também, nas especificidades internas, tais como: mesorregionais; regionais; microrregionais; estaduais; municipais; e, comunitárias. Todavia, o principal aspecto que tipologicamente mensura o termômetro do desenvolvimento de uma Nação advém das análises da área / setores da Educação, motivo este centrado nesta pesquisa, haja vista que pela análise da perspectiva educacional chegamos às implicações de ordens sociais e econômicas das raízes identitárias de um povo, aqui aferidas nas mesorregiões do Baixo Amazonas, do Guajará, do Guamá, do Rio Caeté e de Tocantins, campo de observação e materialização das vinte e cinco produções acadêmicas, dissertações e produtos, dos Mestres que Criam com vista à construção de referencial teórico que subsidie o fortalecimento de Política Educacional para a melhoria da Educação Básica no Estado do Pará, e por que não, do próprio Brasil. No entanto, para alcançar este objetivo, foi necessário responder: “qual a importância do Ensino de Arte na Educação Básica Brasileira?” Esta arguição foi cuidadosamente tratada ao longo dos corpos dos cinco cadernos livros que compõem esta pesquisa, principalmente no quarto caderno livro, que enfatiza o Ensino, Campo e Saber no Processo da Educação, em outras palavras, “os benefícios da arte na educação”. Por outro lado, essa pesquisa é um estudo qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, baseado em pesquisa documental. Os dados documentais obtidos e referentes às produções dos Mestres que Criam, assim como as legislações que contemplam a Organização e Estrutura do Sistema Educacional Brasileiro, constituídas por três fases distintas e interligadas, e composta pela Educação Básica; pela Graduação e por fim; pela Pós-Graduação, além de fontes secundárias como relatórios oficiais do setor da Educação, foram coletados e devidamente submetidos à análise descritiva. Os resultados indicaram que o Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Artes, via Rede Nacional, é um potencial que pode contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica Brasileira / Paraense, esta assertiva é resultante dos dois primeiros objetivos específicos. Mas para melhor consolidar essa contributiva, no final da pesquisa foram propostas seis diretrizes de apoio às Políticas Públicas, visando tornar o Mestrado Profissional em Artes instrumento de Desenvolvimento Educacional, pelas mãos dos Mestres que Criam.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Interno - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 2124568 - IVONE MARIA XAVIER DE AMORIM ALMEIDA
Externo ao Programa - 1152825 - MARIA DO SOCORRO CARNEIRO DE LIMA
Externo à Instituição - SIMON SKARABONE RODRIGUES CHIACCHIO
Notícia cadastrada em: 15/03/2019 15:03
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