DRAGÃO DE LUZ: Uma poética sobre a experimentação de iluminação cênica do espetáculo Santo Anjo do Senhor
Iluminação cênica; Fenomenologia; Processos criativos; Dispositivos luminosos;
Esta pesquisa trata das experimentações de luz do espetáculo Santo Anjo do Senhor, da Companhia Cênica de Cínicos em Belém do Pará. Como artista-iluminadorpesquisador procuro investigar a potencialidade de equipamentos, dispositivos e materiais de iluminação cênica não teatrais e a interação desses recursos cênicos com o ator e o espaço dentro de uma encenação experimental. A pesquisa desenvolve-se pela Fenomenologia da Imaginação de Gaston Bachelard para analisar a luz do espetáculo como fenômeno pelo viés do devaneio. Para isso, convoco a concepção de imaginário de Gilbert Durand, a proposta cênica de Antonin Artaud, as provocações de Eugenio Barba, as deliberações de Patrice Pavis, as percepções sobre iluminação cênica de Roberto Gil Camargo, Cibele Forjaz, Francisco Turbiani e Iara Souza, as explanações de Cecilia Salles e Sonia Rangel sobre processos de criação para compor uma metodologia própria a partir do mito Dragão, como imagem poética. Presente tanto na mitologia chinesa quanto na poesia imagética do conto Os dragões não conhecem o paraíso de Caio Fernando Abreu, para destacar a evolução da iluminação cênica no decorrer de quatro anos de temporadas do espetáculo.