Uma cena musical neotribal na noite belenense: traços multifacetados do mercado artístico.
cena musical neotribal; contexto cultural; Música no Pará
A presente pesquisa etnográfica propõe um novo conceito – cena musical neotribal, utilizado como sistema próprio de análise para tratar sobre uma cena musical em Belém/PA até então não investigada no meio acadêmico, cena esta constituída de uma superposição de vários gêneros musicais, que abarca múltiplos espaços de interação e experiência coletiva, onde grupos experimentam diferentes tipos e formas de sociabilidade e peculiaridades intersubjetivas em um determinado contexto cultural. Para compreensão da formação e trajeto desta cena, o recorte etnográfico focalizou sobre três artistas paraenses: Roosevelt Bala, vocalista da banda Zona Rural; Markinho Duran, artista solo; e Bruno Rodriguez, vocalista da banda Reggaetown; sendo o rock, o pop e o reggae seus respectivos gêneros musicais. A investigação aborda o cruzamento de uma prática teorizada sob o viés mercadológico com a produção no campo musical, onde três locais foram selecionados para a pesquisa de campo: Mormaço Bar e Arte, Old School Rock Bar e Templários Bar e Restaurante. Investigar como se articula o fazer artístico musical com as dinâmicas de mercado noturno na capital paraense, sob uma perspectiva etnomusicológica, é o objetivo principal desta pesquisa. O estudo tangencia pontos de confluência entre os processos de produção, circulação e consumo de música, orientados pela análise dos aspectos da vida social e análise cultural da música, em que foi determinado alcançar, ao término de todo este processo, uma forma de valorização e reconhecimento da qualidade da produção musical local e da diversidade cultural de nosso estado, e, consequentemente, trazer contribuições não somente no âmbito da etnomusicologia, como também para o meio artístico.