Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSEANE SOUSA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSEANE SOUSA OLIVEIRA
DATA: 07/08/2024
LOCAL: PPGARTES

A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO ENSINO DE ARTES CÊNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Artes Cênicas; Ensino; Educação Profissional Tecnológica; Formação.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística

A presente pesquisa trata de um estudo sobre o ensino das cênicas na educação profissional técnica de médio ofertado pela Universidade Federal do Pará – UFPA, na perspectiva de analisar e compreender a política de formação desenvolvida nos cursos de artes cênicas ofertados pela Escola técnica de Teatro e Dança desta Universidade. Para aprofundar os estudos sobre a formação que o ensino da arte pode proporcionar, a pesquisa apresenta os seguintes objetivos:  analisar a política de formação indicada pelo Ministério da Educação para o ensino das artes cênicas na Educação profissional técnica de nível médio; compreender a política Institucional de ensino para as Escolas técnicas vinculadas às Universidades Federais – ETVs; e analisar o ensino das artes cênicas ofertado pela UFPA na Escola de Teatro e Dança. Nesse sentido, indicamos categorias de análise que respaldam os conhecimentos bibliográficos necessários para a coerência de uma pesquisa com características qualitativas e que aponta o materialismo histórico dialético como referência metodológica, com análise de dados contextualizada, dialogando com os dados coletados desde o ano de 2012, quando a ETDUFPA passa a compor, de forma legislada, a rede Federal Tecnológica do Brasil. O debate sobre a referência de ensino integrado, uma das categorias de análise, pauta-se nos estudos e escritos de Frigotto, Ciavatta e Ramos (2018); sobre o ensino integrado dialogamos com Barbosa (2017) e os escritos sobre a metodologia do ensino de artes e as legislações educacionais que versam sobre a Diretrizes Curriculares da Educação Profissional Técnica, além de outros autores cujos escritos auxiliem as análises que estamos desenvolvendo na pesquisa em questão. Os resultados que pretendemos alcançar é identificar, na política de formação das artes cênicas na UFPA, práticas pedagógicas que se aproximam do projeto de ensino integrado que apresenta como essência a valorização do educando enquanto ser social inserido numa sociedade.

Presidente - 2145486 - JOSE DENIS DE OLIVEIRA BEZERRA
Interno - 1793629 - MAYRLA ANDRADE FERREIRA DOS SANTOS
Interno - 2490705 - MÁRCIA MARIANA BITTENCOURT BRITO
Interno - 1206611 - ROSANGELA MARQUES DE BRITTO