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Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIAN FERREIRA PINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIAN FERREIRA PINHO
DATA: 17/01/2024
HORA: 16:00
LOCAL: PPGARTES E REMOTO
TÍTULO:

MUSICALIZAÇÃO E PSICOMOTRICIDADE DE CRIANÇAS AUTISTAS: Uma vivência com o método de Edgar Willems


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Musical Inclusiva. Crianças Autistas. Psicomotricidade. Willems.


PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO:

RESUMO PINHO, Vivian Ferreira. Musicalização e psicomotricidade de crianças autistas: Uma vivência com o método de Edgar Willems. 2023. 41fls. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, UFPA, Belém. No âmbito legislativo, está em vigor a Lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em seu artigo 3º estabelece que são direitos da mesma o acesso à educação e ao ensino profissionalizante. Nessa perspectiva, o professor precisa estar preparado para assumir os desafios da docência para esse público. Este estudo visa contribuir com essa questão ao abordar estratégias metodológicas para a musicalização de crianças autistas inspiradas no método de Edgar Willems e sobretudo com o docente que pretende se especializar no campo da educação musical e psicomotricidade para pessoas com TEA. Tem-se como objetivo geral desta pesquisa, investigar quais as contribuições da musicalização, através dos métodos de Willems aos aspectos psicomotores de crianças autistas. Este objetivo se desdobra especificamente em dois, que são: propor atividades musicais, voltadas para a motricidade, por intermédio da revisão da literatura, baseadas no método de Willems e verificar o desenvolvimento psicomotor e o aprendizado musical alcançado por meio de uma escala avaliativa. Esta é uma pesquisa-ação e sua abordagem é qualitativa. Os participantes desta pesquisa serão oriundos do Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem (GP-TDDA), em atividade na Universidade Federal do Pará, como técnica de coleta será utilizada uma escala avaliativa, baseada nos conteúdos do método de Edgar Willems, as atividades irão se atrelar aos seguintes pilares do método: a canção, o ritmo, o movimento sonoro (altura do som) e a audição.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 3277735 - HOSANA CELESTE OLIVEIRA
Externo à Instituição - PAULYANE NASCIMENTO ZIMMER
Notícia cadastrada em: 15/01/2024 09:07
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